Rio de Janeiro volta a receber o Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, 18 anos depois

Edição especial vai marcar os 20 anos de realização do principal evento sobre infraestrutura hospitalar do país; Encontro acontece entre os dias 5 e 9 de agosto, no Windsor Barra, na Barra da Tijuca

De supervisao

O Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (X CBDEH) completa este ano, durante a sua décima edição, 20 anos de realização. Para marcar este momento especial, o X CBDEH está retornando para o Rio de Janeiro 18 anos depois da cidade receber a segunda edição do encontro, realizada em 2006. Entre os dias 5 e 9 de agosto, grandes nomes do setor, incluindo palestrantes internacionais, estarão debatendo, em vários painéis, o tema central: “Espaços para a Saúde: Explorando Limites, Perspectivas e Fronteiras”.

Com uma programação rica em debates e intercâmbios de experiências, o CBDEH tem se consolidado, ao longo dos anos, como o principal encontro sobre infraestrutura hospitalar do país. O evento é realizado desde 2004, oportunizando, a cada dois anos, debates propositivos, qualificação profissional e atividades práticas, como visitas técnicas a hospitais e centros de saúde.

Trajetória
A primeira edição do congresso foi realizada na cidade de Salvador (BA), 10 após a criação da ABDEH, em 1994. O evento contribuiu para amadurecer as perspectivas dos técnicos e líderes que atuam na área, que passaram a identificar no encontro um grande potencial para promover a evolução do setor no país.

Com o objetivo de impulsionar os debates sobre infraestrutura hospitalar, o II CBDEH, realizado em agosto de 2006, no Rio de Janeiro (RJ), e o III CBDEH, realizado em 2008, na cidade de Porto Alegre (RS), conseguiram atrair um número crescente de congressistas, além da participação de importantes lideranças institucionais da saúde suplementar no país. A partir do III CBDEH, o evento também passou a incorporar, à grade científica, as visitas técnicas a importantes hospitais e centros de saúde local.

O IV CBDEH, realizado na capital federal, em abril de 2010, expandiu as fronteiras do evento e passou a convidar palestrantes internacionais. Além de uma programação técnica de destaque, o evento realizou visitas guiadas aos hospitais Anchieta, Hospital de Base do governo do DF e  ao Hospital do Coração do Brasil. Durante os três dias de congresso, foi registrada a participação de aproximadamente 500 congressistas, incluindo pessoas de diferentes nacionalidades como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Paraguai, Colômbia e República Dominicana.

Em 2012, foi a vez da maior metrópole do país receber o V CBDEH. A edição de São Paulo reuniu mais de 400 profissionais de diversas áreas de atuação no planejamento, construção e gestão de edifícios de saúde (arquitetos, engenheiros, administradores hospitalares, médicos, enfermeiros, designers e outros), para debater temas como: Humanização nos Ambientes de Saúde; Planejamento, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Interfaces na Saúde: Espaços e Tecnologias; Ambientes e Urgência e Emergência; Novos Paradigmas no Design para a Saúde, entre outros assuntos. O evento também contou com visitas técnicas ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Sírio-Libanês, entre outros.

Com um nome já consolidado em todo país, o CBDEH chegou a Florianópolis (SC), em 2014, para discutir o tema central: “Excelência em ambientes de saúde: experiências e evidências”. O evento  debateu temas como iluminação, cor, acústica, eficiência energética e ergonomia, todos fatores de alta relevância quando se pensa o ambiente hospitalar para o  conforto do usuário e do profissional envolvido na cura de doenças.

Consolidação

As edições seguintes do CBDEH, realizadas em Salvador (2016) e Curitiba (2018), discutiram, respectivamente, os temas: “Ambientes de saúde: caminhos para criatividade e inovação”; e “Os espaços de saúde nos cenários do amanhã: integração humana e tecnológica no ambiente construído”. Os encontros mostraram uma guinada em relação a ampliação do número de congressistas, assim como em relação à visibilidade do evento dentro do próprio setor de saúde.

Em 2020, o IX CBDEH precisou ser suspenso em decorrência da pandemia de covid-19, que assolou os sistemas de saúde por todo o mundo. Após um lapso de quatro anos, o congresso voltou a ser realizado em outubro de 2022, na cidade de Recife (PE). Com o tema central “Conexão e diversidade nos espaços de saúde”, o XIX CBDEH mostrou como o evento tem exercido um papel histórico na promoção e troca de conhecimentos entre os diferentes agentes da cadeia de saúde no Brasil.

X CBDEH

Retornando ao Rio de Janeiro 18 anos depois, o X CBDEH promete ser um marco no calendário de eventos do setor de saúde, proporcionando contribuições relevantes para qualificação profissional e debates construtivos sobre o futuro da infraestrutura hospitalar no Brasil. O evento, que tem como objetivo promover a troca de conhecimentos, conectar profissionais e inspirar soluções inovadoras, traz como tema central: “Espaços para a Saúde: Explorando Limites, Perspectivas e Fronteiras”.

Saiba mais sobre programação e inscrições no site 10º CBDEH – Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (abdeh.org.br).

Para mais informações, acesse www.abdeh.org.br/cbdeh

Notícias Relacionadas