Palavra do presidente

Conheça um pouco da personalidade de Joel Jorge, fundador-presidente do Grupo G15
Joel Jorge Filho é formado em administração. Além de lutar pelas causas de sua categoria, ele busca fomentar a economia do DF por meio da prática do networking.

joel-jorge-presidente-g15

“O G-15 é a prática do networking moderno. As pessoas do grupo precisam agregar valor desde o primeiro dia em que participam do almoço. Não é simplesmente ir até lá participar. É, sim, trazer novas ideias, novos projetos.

Quem conhece de perto a agenda do professor Joel pode ficar se perguntando: como ele consegue fazer tanta coisa em apenas 24 horas? Mas sim, ele consegue! Marido, pai, presidente do Sindicato dos Administradores do Distrito Federal (SINDA/DF), assessor técnico da liderança na Câmara dos Deputados e timoneiro de um grupo de networking, o G-15. Este é Joel Jorge Filho, que em 2011 passou a assumir ainda outras responsabilidades, já que faz parte do Conselho Regional de Administração, é diretor Especial da Associação Comercial do DF, Diretor da UGT-DF e Vice-Presidente da Federação dos Servidores Públicos de Brasília.

Tanta atividade não tira a energia desse jovem senhor, que faz questão de checar pessoalmente como andam os amigos que conquistou ao longo de tantos anos. Por essa prática de relacionamento, Joel Jorge foi homenageado pela Associação de Mulheres Empreendedoras do DF (BPW) com o troféu Stela Prata. Um, entre tantos reconhecimentos pelo seu carisma e dedicação.

O professor Joel

Estar à frente do G-15 é a prova da característica empreendedora de Joel Jorge, que escolheu como profissão a carreira de administrador. Formado pela União de Negócios e Administração de Minas Gerais, Joel se pós-graduou em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas e em Altos Estudos em Políticas e Estratégias pela Escola Superior de Guerra.

A formação rendeu a Joel Jorge empregos em faculdades e universidades em várias instituições do Distrito Federal e de Minas Gerais, sua terra natal, entre elas a Universidade Católica e o UniCEUB, onde exerceu o cargo de diretor da então Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Mas o professor Joel, como é conhecido entre os amigos, também atuou fora da academia. Foi diretor de Recursos Humanos do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), secretário de Administração do Ministério da Justiça, e presidente do Conselho de Administração da Telemig, entre outros cargos estratégicos do Governo Federal.

Hoje, Joel Jorge é Analista de Ciência e Tecnologia Sênior do CNPq e atua como assessor técnico na Câmara dos Deputados. E desde 2007 é presidente do Sindicato dos Administradores do DF (SINDA/DF), cargo para o qual se reelegeu nas últimas eleições, realizadas no final de 2010.

Quantas empresas possui hoje e quantas pessoas engloba?

A vontade de reunir pessoas e fazer o conhecido networking fez com que Joel Jorge formasse, há pouco mais de três anos, um clube de amigos, conhecido por G-15. O nome foi dado por que o grupo, inicialmente era de 15 pessoas, que se reuniam em volta de uma mesa, para um almoço mensal. “No começo, foi essa a ideia. Mas percebi que os empresários têm uma necessidade enorme de relacionamento entre eles e todos têm interesse em alavancar oportunidades de negócios”, conta Joel.

Assim, o grupo que em 2008 começou com 15 pessoas, poucos meses depois já tinha mais de 40 participantes e hoje já ultrapassa 200 empresários, representantes de mais de 100 empresas, que se reúnem para dividir experiências, sugerir novas ideias e até mesmo fazer negócios entre si. “O G-15 é a prática do networking moderno. As pessoas do grupo precisam agregar valor desde o primeiro dia em que participam do almoço. Não é simplesmente ir até lá participar. É, sim, trazer novas ideias, novos projetos”, diz Joel Jorge, que se declara o timoneiro do clube. “Apesar de eu ter criado o G-15, não me considero ‘dono’ e nem quero ser. Sou apenas aquele que apresenta algumas pessoas às outras”, diz. Joel Jorge conta que o encontro do grupo não fica só no almoço mensal. “As pessoas, quando fazem eventos em suas empresas, acabam convidando os empresários do grupo. Isso forma uma rede interessante”, completa.

De que forma o G15 está estruturado?

Os encontros são cada vez mais interessantes, na medida em que novos líderes e novas organizações continuam ingressando no grupo, proporcionando assim uma constante renovação de idéias, planos e projetos.

Seminários, palestras e cursos que abordam as principais tendências do cenário nacional e internacional são objetos da programação do G15 para 2012, de forma a manter os associados atualizados em informações para um melhor posicionamento no cenário corporativo do País.

Missões técnicas, viagens com a família (family meeting), visitas às organizações de sucesso, participação em feiras nacional e internacional são algumas das atividades que estão previstas para acontecer daqui para frente.

Como conseqüência, boas e consistentes oportunidades de negócios são identificadas, tornando este espaço um lugar especial para negociações institucionais e comerciais. Empresários bem sucedidos fazem do G-15 um fórum importante para o desenvolvimento sustentável da economia do Distrito Federal.
Em 2012, a promessa é de muito crescimento para o G-15, que agora tem uma sede própria e está com um portal praticamente pronto para entrar no ar. A ideia é expandir os eventos e torná-los cada vez mais produtivos para as empresas participantes.

O G15 está estruturado de maneira a propiciar aos seus associados o estabelecimento de uma sólida rede de relacionamento empresarial, aproximar pessoas do mundo corporativo, encurtando caminhos e gerando oportunidades de negócios, fortalecendo a governança corporativa.

Tem ainda como objetivos o desenvolvimento d Network Empresarial alicerçado nos princípios da ética, transparência de ações e da eficiência e eficácia dos negócios, focando sempre o desenvolvimento de um Fórum Permanente de Capacitação e Consolidação de Lideranças Empresariais, para com isto possibilitar a transferência de conhecimentos, tecnologias e informações ao segmento empresarial do Distrito Federal.

Como estudam a entrada de novos membros no grupo?

Composto por notórios líderes da sociedade do Distrito Federal, pessoas com marcante trajetória de sucesso pessoal e profissional, formadoras de opinião, o Conselho Consultivo  do G15 tem como função precípua aprovar o ingresso de novos associados e viabilizar o fortalecimento das relações institucionais entre as empresas do grupo e os segmentos organizados da sociedade civil.

Você é membro fundador? E sobre a presidência, é eleição direta?

Joel Jorge Filho é o fundador do G15 e seu presidente. Não há eleição para esta função, pois em breve estará sendo constituída uma empresa que passará a gerir os negócios de interesse do grupo.

Cite exemplos de ganhos comprovados de empresas que entraram para o G15:

Em nossos encontros você fala com quem decide na empresa. Durante esses últimos três anos, muitos empresários puderam expor seus produtos, serviços e projetos, já que o nosso formato de evento prevê apresentações das empresas antes do almoço. A partir daí fica mais fácil vender o seu peixe para quem você deseja. Grupo SABIN, Grupo Aliança, Dell Anno, Boobambu, Empório Cia do Sono, Planinvesti, Casa Valduga, Le Jardin du Golf são alguns exemplos de empresas que certamente fidelizaram novos clientes.

Vocês costumam se reunir uma vez por mês em almoços. Como costumam ser esses encontros?

Nossos encontros ocorrem uma vez ao mês, sempre na última segunda-feira a partir de12:30h, no restaurante Le Jardin do Clube de Golf. Na primeira meia hora é servido na área externa do salão principal do restaurante um coquetel regado a um bom espumante da Casa Valduga, acompanhado de canapés e outros petiscos. Este momento é usado para troca de cartões, reencontro de novos e velhos amigos e apresentação de pessoas que estão participando pela primeira vez dos nossos eventos.

A partir de 13h nossos associados passam para o salão principal e durante mais meia hora assistem as apresentações das empresas previstas para aquele dia. Em seguida, o almoço fica liberado e todos passam a desfrutar do maravilhoso e inconfundível buffet que o casal Carlos Augusto e Christine preparam com exclusividade para o nosso grupo, acompanhado de um bom vinho da Valduga.