Apoio da família, amigos e suporte dentro do ambiente corporativo são essenciais para as pacientes que enfrentam a doença
Em março de 2020, enquanto o mundo voltava a atenção às incertezas da pandemia, Cynthia Nadja de Oliveira recebia o diagnóstico que mudaria a sua vida para sempre: um câncer acometia sua mama esquerda.
“Como já fazia parte da minha rotina, fiz meu autoexame na hora do banho e nesse meu momento de cuidado observei algo errado e imediatamente busquei ajuda. Fiz contato com a equipe médica que me acompanhava, dentro da Amparo Saúde, em Brasília, e recebi os primeiros atendimentos e as recomendações a serem adotadas nesse tipo de assistência. Fui encaminhada para especialistas e, com exames mais completos, o laudo confirmava o tumor maligno no meu seio”, lembra.
Aos 36 anos, Cynthia precisava superar a dor de receber a notícia, que chegou acompanhada das duras medidas de distanciamento, impostas pela crise sanitária, o que a obrigou ao isolamento familiar, dos amigos e dos companheiros de trabalho.
“Foi, sem dúvida o momento mais difícil desta jornada. Tinha o diagnóstico em mãos e precisava compartilhar com as pessoas mais importantes da minha vida. Precisei de muita resiliência para dividir essa dor com a minha mãe e as minhas irmãs, sem poder abraçá-las. Foi muito duro! Também foi necessário me afastar das minhas atividades presenciais dentro do Grupo Sabin, onde estou há 13 anos. Mas esse também foi um passo importante nesta caminhada. Quando comuniquei o diagnóstico recebi um apoio importante do time de gestão de pessoas e isso que foi fundamental para que eu me sentisse acolhida, cuidada e protegida. Me senti forte e também privilegiada diante de tanto carinho para superar os desafios que ainda estavam por vir”, relata.
Hoje, mais de dois anos depois do início do tratamento, Cynthia conta que foi submetida a quatro cirurgias: retirou a mama afetada, esvaziou a axila, fez harmonização da mama direita e implantou um expansor no seio afetado e em novembro do ano passado iniciou o tratamento oncológico com medicação oral.
“Quando recebemos um diagnóstico como este é preciso ser forte. É preciso, na verdade, ser muito forte! Um turbilhão de emoções e sentimentos que me trouxeram lições singulares e me tornaram uma fortaleza, mas isso só foi possível graças ao apoio do meu companheiro, o amor que recebo da minha família e, sem dúvida, o acolhimento único que tive no meu ambiente de trabalho. Eles estiveram comigo nos momentos difíceis e também estão ao meu lado hoje, aqui no Sabin”, revela emocionada.
O relato de Cynthia se confunde com o de outras centenas de mulheres que todos os dias também recebem diagnósticos de câncer, mas o suporte e a assistência dentro do ambiente corporativo foram determinantes para o sucesso desta batalha. “Está na nossa essência cuidar das nossas pessoas e entendemos que, em momentos como este o colaborador saiba como pode contar com a empresa”, comentou Marly Vidal, diretora administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin.
A forte relação da empresa com seu time de profissionais se reflete na série de programas e práticas de gestão reconhecidas e premiadas voltadas para a saúde dos seus mais de 7 mil colaboradores de norte a sul do Brasil, como o Saúde em Dia.
Criado com o objetivo de ampliar o olhar para a saúde integral dos colaboradores e pretende cada vez mais engajar os profissionais no protagonismo com a própria saúde. “Por meio do Saúde em Dia, incentivamos a adoção de estilos de vida saudáveis, prevenção de doenças e promoção do bem-estar atuando também sobre os principais fatores de risco para aquele colaborador”, explica Marly.
Desenvolvida com um modelo que integra todas as áreas envolvidas nos programas e ações de prevenção e promoção à saúde do Grupo Sabin, a inciativa contempla as áreas de Saúde Corporativa, Qualidade de Vida e Bem-Estar, Esportes, Atenção Primária à Saúde, por meio da Amparo Saúde, do Grupo Sabin, que atua na Gestão da Saúde Populacional, e o plano de saúde corporativo.
“Investimos em um cuidado genuíno com tudo o que nos cerca e essa atenção está nos projetos que abraçamos, como a gestão de pessoas, mantendo-as no centro das estratégias, no estímulo à capacitação e atualização e na promoção da qualidade de vida e da saúde dos colaboradores. Nosso grande time se dedica de corpo e alma à grande missão de oferecer serviços de saúde com excelência nas mais de 350 unidades do Sabin pelo Brasil. Nossa atenção com eles, se reflete nos serviços a nossos clientes”, observa.
Além das ações em prol da saúde dos colaboradores, o grupo lançou esta semana a campanha “Escute seu corpo”, para inspirar clientes de todo o Brasil a se observarem e não abrirem mão da rotina de cuidados que pode fazer a diferença no bem-estar e qualidade de vida das pessoas. A iniciativa utiliza a música como motivadora para a qualidade de vida e o autocuidado e lança luz à importância de entender os fatores de risco para o câncer de mama.
O Instituto Sabin, instituição responsável pelo investimento social do Grupo, também se integrou às iniciativas do Outubro Rosa. A instituição está arrecadando lenços que serão doados a mulheres em situação de vulnerabilidade social e que perderam os cabelos em decorrência do tratamento contra o câncer.
Os colaboradores da empresa também estão sendo incentivados a participar. No dia 20 de outubro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer realizará a mesa-redonda “Escute seu corpo”, com transmissão online para todas as unidades da empresa nos 15 estados e no Distrito Federal.